A conta do projeto Vertcoin no Twitter foi hackeda no dia 1 de maio. Pouco depois de obterem acesso ao Twitter da plataforma, os hackers anunciaram uma suposta distribuição de 10 Bitcoins – para participarem, os usuários deveriam enviar 0.005 BTC a uma conta desconhecida
Os novos posts imediatamente despertaram suspeitas da comunidade. Além do fato de os próprios desenvolvedores da Vertcoin não terem mencionado a distribuição especificada, a mensagem em si foi muito semelhante a uma das inúmeras fraudes que podem ser encontradas no Twitter.
Posteriormente, um dos principais desenvolvedores da Vertcoin, James Lovejoy confirmou as preocupações da comunidade.
The @Vertcoin twitter account has been compromised. We have contacted @TwitterSupport. DO NOT accept any giveaways, they are all fake.
— James Lovejoy (@jamesl22) 1 de maio de 2018
“A conta do Twitter da Vertcoin foi comprometida. Entramos em contato com a equipe de suporte. NÃO PARTICIPE de qualquer distribuição, elas são todas falsas”, escreveu Lovejoy.
No momento da redação, a conta do Twitter da Vertcoin, aparentemente, ainda estava sob o controle de intrusos: o tweet com a distribuição ainda não havia removido, contudo, também não houveram novas publicações por parte dos invasores.
Vale notar que durante esse tempo, no endereço indicado no tweet, pouco menos de 0,007 BTC foi transferido, com apenas uma transação realizando o pedido de 0,005 BTC. Assim, os usuários não estavam tão confiantes – no máximo uma pessoa realmente caiu no golpe.
Recentemente os scamers têm se tornado cada vez mais inventivos em busca de vítimas em potencial: em 30 de maio, hackers invadiram a conta verificada no Twitter do grupo musical sueco Club 8 e o converteram em uma conta de CEO do Telegram, Pavel Durov.
Além disso, no final de março, após o mau funcionamento do Telegram outros golpistas ganharam cerca de US$60 mil em ETH.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.