Os números de investimentos em Bitcoin na Ucrânia dispararam 500% em um único ano, segundo Andrey Dubetskiy.
Os números, que Dubetskiy revelou, representam o crescimento de 500.000 Grívnias (US $ 18.400) para 2,5 milhões (US $ 92.000) de Grívnias por semana em 2016.
“As razões por trás do crescimento são as mesmas que em todo o mundo”, disse ele.
Especificamente, as razões são: a desconfiança das moedas nacionais, uma economia instável, restrições de movimento de ativos, economia paralela, pouca escolha e regulação de instrumentos financeiros, demanda por instrumentos financeiros digitais e globais, potencial de crescimento do preço do Bitcoin como investimento e muitos outros.
A Ucrânia tornou-se um participante ativo em ambos os estudos de Blockchain e Bitcoin como um bem de consumo.
Apesar de sua recente e turbulenta história política e econômica, o uso de criptocorrências tem sido fomentado – ou pelo menos deixado intocado pela regulação prematura – e continua a servir como uma alternativa de investimento para a Grívnia, que desde 2014 perdeu dois terços de seu valor.
A LocalBitcoins está também na Ucrânia
Os volumes da Localbitcoins na Ucrânia também estão em seus melhores tempos nos últimos meses, com o fechamento semanal de negociações em direção a novas altas período após período.
“Considerando a tendência geral de alta da taxa de câmbio do Bitcoin, a maioria dos clientes está comprando para lucrar com operações especulativas, enquanto alguns investidores transferem uma parte de seus ativos para Bitcoin”, acrescentou Mikhael Chobanyan, CEO da Kuna.io .
Crises de todas as formas fomentam o uso do Bitcoin
Em uma tentativa de resgatar sua infraestrutura econômica, a Ucrânia foi forçada a nacionalizar seu principal credor, o Privatbank em dezembro passado, em meio a preocupações de “pânico” que surgiriam se as coisas fossem deixadas como estavam.
“Outros bancos não estariam recebendo seus empréstimos do PrivatBank, o que causaria uma série de falências começaria, e haveria pânico”, declarou Oleksandr Savchenko, diretor do Instituto Internacional de Negócios de Kiev, comentando sobre a situação antes do movimento ser finalizado.
Entretanto, um esquema envolvendo o Banco Central para introduzir a tecnologia nos processos governamentais parece estar ganhando força.
Durante o ano passado uma publicação divulgou um roteiro do Banco Central da Ucrânia para adoção de seu esquema de Economia Cashless (Sem Dinheiro), nessa agenda eram estabelecidas formas e prazos para o uso de blockchain em casos de pagamentos.
“O Conselho do Banco Nacional da Ucrânia (NBU) aprovou e apresentou um roteiro para Economia Cashless, que utilizará a tecnologia Blockchain na Ucrânia pela primeira vez”, o porta-voz Konstantin Yarmolenko escreveu no Facebook no momento em um post posteriormente removido.
Por outro lado, a Ucrânia foi o primeiro país do mundo a lançar contratos de futuros aprovados pelo Bitcoin na sua bolsa nacional. O interesse dos investidores também foi dado como a principal motivação para o movimento, que as autoridades anunciaram no meio do fiasco do Privatbank.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.