De acordo com o vice-chefe da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, seu escritório continuará a acompanhar o mercado das criptomoedas e a desenvolver uma legislação para sua regulamentação. Isso foi relatado pelo TASS.
Ele também afirma que a regulamentação do mercado de criptomoeda será conduzida ao nível do G20. A ênfase será posta na prevenção do uso de ativos digitais para a lavagem de dinheiro e outras transações financeiras ilegais.
Dombrovskis lembrou que os reguladores financeiros não podem garantir o valor das criptomoedas, e que, dessa forma, investimentos nelas representam risco da perda completa dos fundos investidos. Um fator adicional de risco para os investidores é a falta de transparência no mercado criptográfico.
“As moedas criptográficas não são moedas no sentido geralmente aceito da palavra. Ninguém garante seu valor, o que as torna propensas a sérias especulações. Nesse sentido, criptoinvestidores correm sérios riscos, incluindo a possibilidade de perda completa de ativos. Os avisos de investidores e consumidores sobre esses riscos são muito importantes, eles devem ser compreensíveis e feitos de forma contínua em todos os sites”, enfatizou ele.
Ao mesmo tempo, Valdis Dombrovskis reconheceu o potencial da tecnologia de Blockchain para os mercados financeiros e aconselhou as autoridades da UE a “levá-la em consideração”.
Vale ressaltar que no início de fevereiro, a Autoridade Europeia de Valores Mobiliários e Mercados, o Escritório do Bancário Europeu e a Agência Europeia de Seguros e Pensões emitiram um comunicado conjunto alertando os residentes da Europa a respeito dos “altos riscos” associados ao investimento em ativos criptográficos.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.