O Banco Central do Uruguai lançou um projeto piloto para a introdução de um moeda digital nacional. A declaração oficial do Banco Central enfatiza que o peso digital será regulado em analogia ao peso uruguaio usual, mas terá suporte tecnológico.
Dentro de seis meses após o lançamento do peso digital uruguaio, o Banco Central pretende estudar seu impacto no desenvolvimento de projetos de negócios.
A nova moeda de teste contará com 10 mil clientes da operadora de celular local ANTEL. Os usuários poderão baixar o aplicativo móvel da epeso.com.uy, instalar uma carteira digital e executar a primeira operação com a ajuda da empresa nacional de pagamentos Red Pagos.
Uma nova facilidade de pagamento será usada para pagamento e negociação de mercadorias, sendo o valor máximo de e-pesos para pessoas físicas equivalentes a US$1.000 e para pessoas jurídicas, de cerca de US$6.600.
“A primeira emissão será de 20 milhões de pesos uruguaios, dos quais 7 milhões já foram transferidos para a Red Pagos”, disse o banco.
Conforme observado, a liberação do peso digital uruguaio permite economizar na impressão de notas físicas, garantir sua segurança durante o transporte e tornar o uso da moeda estatal mais transparente.
Lembre-se de que, em outubro, informamos que a Rússia ainda pretende emitir uma moeda de criptografia estatal – o criptor, que será emitido pelo estado e não poderá ser minerado.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.