O presidente da Venezuela, Nicholas Maduro, afirmou que seu país arrecadou US$735 milhões no primeiro dia da pré-venda privada da criptomoeda nacional do país, o El Petro.
A grandes problemas, ¡grandes soluciones! Desde el primer minuto el juego arrancó bien, y arrancamos ganando: 4.777 millones de yuanes o 735 millones de dólares es el resultado inicial de las operaciones de intención de compra del Petro. #AlFuturoConElPetro pic.twitter.com/LoaDgj4rr1
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 21 de fevereiro de 2018
Vale ressaltar que a Reuters observa que ainda não há evidências de que este montante realmente tenha sido coletado. Além disso, não há informações sobre os participantes da pré-venda.
No entanto, em seus tweets, o presidente do país continua a falar do sucessos em “fortalecer a soberania econômica da Venezuela“, “revolução tecnológica”, “redução da diferença entre os ricos e os pobres“, bem como sobre o “novo modelo econômico“.
Estamos en la vanguardia tecnológica y económica para superar la especulación de las monedas internacionales que afecta la vida de los venezolanos. El Petro reafirma nuestra soberanía económica. #AlFuturoConElPetro pic.twitter.com/Jo72DQkSLz
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 21 de fevereiro de 2018
The NEM technology is freely open to any individual or organization that wants to use it. The NEM Foundation abstains from political endorsements. We can confirm that the Venezuela Government is intending to use the NEM Blockchain. https://t.co/Ntl9qIIBCb
— NEM (@NEMofficial) 21 de fevereiro de 2018
ATUALIZAÇÂO 1: A NEM Foundation confirmou que sua plataforma de Blockchain foi utilizada na emissão do El Petro.
ATUALIZAÇÂO 2: Logo se tornou conhecido que Nicholas Maduro ordenou que a empresa petrolífera PDVSA, gigante petroquímico Petroquímica de Venezuela (Pequiven) e a empresa de mineração CVG realizassem parte das transações em El Petro.
Em janeiro, o parlamento do país votou contra a emissão de El Petro: de acordo com alguns deputados da Assembléia Nacional da Venezuela, a emissão de uma criptomoeda “ideal para práticas corruptas” é ilegal e viola a Constituição do país.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.