Hackers roubaram cerca de US$ 15,8 mil em Ethereum, usando para isso, um site clone do Myetherwallet.com. Isto foi relatado no Twitter pelo especialista em segurança cibernética, Wesley Neelen.
More details about the phishing attack: https://t.co/6XO6tO2ePt
— Wesley (@wez3forsec) 25 de outubro de 2017
De acordo com o especialista, ele recebeu um e-mail supostamente enviado pela equipe da Myetherwallet.com. O e-mail informava sobre uma recente atualização de software, sendo na mensagem, seguia-se um link pelo qual os usuários deveriam acessar suas contas, desbloqueá-las e confirmar o saldo existente.
Received a MyEtherWallet phishing e-mail on a e-mail address only submitted to a @kin_foundation mailinglist. Huh? pic.twitter.com/FmuswrZMn2
— Wesley (@wez3forsec) 24 de outubro de 2017
O link especificado na carta levava à um site idêntico Myetherwallet.com, mas sob a letra “t” havia uma vírgula sutil.
Devido à falta de atenção, os usuários inseriram seus dados de carteira, que então caiu nas mãos de intrusos. No total, os cibercriminosos conseguiram retirar 52,56 ETH (cerca de US$ 15,8 mil).
Deve-se notar que o pesquisador Xu Dong Zheng apontou o problema de registrar domínios com caracteres Unicode em janeiro. Após o seu apelo, os desenvolvedores do Google Chrome corrigiram um erro que permitiu substituir letras do alfabeto latino por caracteres Unicode.
Na terça-feira, dia 24 de outubro, várias instituições estaduais da Ucrânia e da mídia russa foram atacadas por uma nova versão da cifra de vírus, chamada Bad Rabbit. Os hackers exigiram que suas vítimas transferissem para eles 0,05 BTC, caso contrário, destruiriam todas as informações criptografadas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.