O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, anunciou a iminente implementação do dimensionamento da rede na forma de sharding. No entanto, mudanças na estrutura e princípios da plataforma implicarão a necessidade de um hardfork.
Sharding is coming.https://t.co/Aqo9MBiCj0 pic.twitter.com/FXEQeiKGDr
— Vitalik “Not giving away ETH” Buterin (@VitalikButerin) 30 de abril de 2018
O sharding, que os desenvolvedores do Ethereum consideram a opção mais ideal para dimensionar a rede, também exigirá uma mudança no algoritmo de consenso, que por sua vez terá um significativo impacto no processo de mineração.
No momento, a rede Ethereum usa o algoritmo Proof-of-Work (PoW), enquanto o sharding envolve uma transição parcial para Proof-of-Stake (PoS).
Sharding, anteriormente mencionado em uma entrevista pelo principal desenvolvedor do Ethereum, Vlad Zamfir, supõe a separação dos dados na Blockchain em partes mais gerenciáveis, nas quais os nós armazenam apenas uma parte dos dados, confiando em informações de outros nós.
Vale ressaltar que no final de abril, analistas do deVere Group sugeriram que até o final deste, ano o preço do Ethereum poderia crescer para US$2,5 mil.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.