Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, propôs a utilização do protocolo ZK-SNARKs, aplicado inicialmente na rede ZCash, para escalonamento on-chain da plataforma.
Essa abordagem permitirá converter dados de transações nas chamadas provas compactas, cujo tamanho permanece inalterado, independentemente do número de entradas. De acordo com Buterin, nós especiais de retransmissão podem agregar transações, recebendo uma comissão.
Ele está convencido de que isso ajudará a aumentar o número de transações por segundo na rede Ethereum em 24 vezes, enquanto que para tokens ERC-20, esse valor será de 50 vezes. Assim, a rede da segunda criptomoeda poderá processar cerca de 500 transações por segundo.
And there are layer 2’s without data availability tradeoffs or liveness requirements, eg. tx mass-validation via ZK-SNARKs can reduce costs to < 1000 gas per tx if done well. That’s ~500 tx/sec on-chain with all the security guarantees of on-chain.
— Vitalik Non-giver of Ether (@VitalikButerin) 22 de setembro de 2018
Buterin enfatizou também que os nós de retransmissão terão que realizar significativos cálculos, mas expressou confiança de que cada vez mais desenvolvedores se focarão na criação de tais tecnologias.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.