Enquanto o principal foco da comunidade é o colapso do mercado criptomonetário, e o novo mínimo anual do Bitcoin, os dados do Bitcoin Volatility Index no site Buybitcoinworld mostraram que a volatilidade do BTC aumentou em mais de três vezes no último mês. Isso foi relatado pela Cointelegraph.
De acordo com dados do recurso, no domingo, dia 9 de dezembro, a volatilidade do par BTC/USD atingiu 5,53%, enquanto há um mês, este indicador era de apenas 1,57%.
A publicação observou também que, até dia 19 de novembro, a volatilidade permaneceu mais ou menos no mesmo nível, mas depois, em apenas uma semana subiu de 2% para 4,53%, e no dia 29 de novembro, superou a marca de 5%.
Os dados dos 30 dias anteriores (dia 9 de outubro ao dia 9 de novembro) mostram que a volatilidade do Bitcoin se manteve abaixo de 2,06%, permanecendo entre 1,5% e 1,7% durante grande parte desse período.
A análise do gráfico de 6 meses mostra uma queda espasmódica, mas estável, na volatilidade desde meados de agosto: de um pico de 3,84%, este valor caiu para 0,73% em meados de novembro, quando se iniciou um novo crescimento exponencial.
A última vez que o indicador de volatilidade do Bitcoin esteva neste nível foi em meados de março, quando o BTC estava sendo negociado em cerca de US$8.771 dólares.
No início de outubro, o Bitcoin atingiu o nível mais baixo de volatilidade para os últimos 17 meses, o que, de acordo com a publicação, gerou muitos comentários dos membros da comunidade, bem como uma piada de curta duração de que a Primeira Criptomoeda de repente se tornou uma “stablecoin absoluta”.
De acordo com a CoinGecko, a taxa média ponderada do BTC no momento da publicação era de US$3.535,08, que é 2,53% menor que no dia anterior e 10,26% menor que os valores de uma semana atrás.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.