Na carteira Parity foi encontrada uma vulnerabilidade, através da qual foram roubados cerca de US$ 30 milhões. Representantes da empresa emitiram um aviso de segurança sobre a vulnerabilidade nas carteiras versão 1.5 e superior.
No momento da publicação da mensagem, cerca de 150.000 ETH algo em torno de US$ 30 milhões haviam sido retirados. Esses dados também são confirmados pelo serviço Etherscan.
ICOs, mesmo terminadas, também ficaram no prejuízo
As notícias do hack se espalharam rapidamente por todo o ecossistema das criptomoedas, e os projetos baseados em Ethereum que armazenavam fundos em carteiras multisig da Parity foram imediatamente verificar se seus fundos haviam sido comprometidos.
A Swarm City confirmou que perderam mais de 44,000 ETH na violação e revelou que os fundos do Edgeless Casino e Aeternity também tinham sido vítimas do hacker. Outros, como o CEO da Civic, Vinny Lingham, lançaram um suspiro de alívio depois de encontrar seus tokens seguros.
Remediando a questão
Como explica a equipe da Parity, o problema surgiu como resultado de um erro em um contrato separado com um multiplicador conhecido como wallet.sol. De acordo com os dados preliminares, as possíveis consequências já foram atenuadas, e outros 377.000 ETH foram transferidos para um carteira protegida.
O grupo atualmente está segurando aproximadamente 377,000 ETH – além de 33 tokens diferentes – em uma carteira segura enquanto eles criam carteiras de substituição.
Não seja presa das tentativas de phishing
Como conseguiram os fundos de forma rápida, tudo leva a crer que os hackers continuarão a tentar obter mais ETH das pessoas, por isso fique atento aos e-mails que receber, não abrindo qualquer um e em especial não faça atualizações pedidas via e-mail, crie em sua área de trabalho um ícone para das páginas que você usa, e sempre as acesse por ali. Lembrando de que esta violação está localizada nas carteiras de assinatura múltipla da Parity versão 1.5 ou superior; Nenhuma outra carteira de ETH foi afetada.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.