Em um teste com o proprietário do centro comercial Scentre Group, a Westpac e a ANZ desenvolveram uma blockchain para agilizar todo o preciso de locação de imóveis comerciais.
O protótipo, construído com base na tecnologia de contabilidade distribuída da IBM usando a plataforma Fabric V1.0 da Hyperledger, deverá eliminar as complicações dos documentos bancários referentes a garantias.
Essa exigência, atualmente, consome muito tempo além de envolver muitas pessoas e documentos. Com a blockchain, esses processos serão mais rápidos e envolverão menos pessoas e documentos, diminuindo assim o risco de fraudes ou falhas humanas.
Além de eliminar a necessidade de gerenciamento de documentos físicos, o teste também abordou outras ineficiências do atual processo de garantia bancária, incluindo os desafios no rastreamento e relatório do status de uma garantia através de várias mudanças.
Os bancos planejam construir uma solução compartilhada com o resto da indústria e convidar outras organizações para participarem de um teste mais amplo.
Mark Bloom, Diretor Financeiro do Grupo Scentre, disse que o sistema atual é extremamente atrasado, e que, uma atualização na forma como as emissões, rastreamento e reinvindicações de garantias são executadas se faz necessária para dar aos clientes e negociantes mais confiança e segurança durante suas transações.
Hoje, na Austrália e Nova Zelândia, existem mais de 11.500 varejistas que necessitam dos serviços de garantias E, a confecção manual dessas garantias toma muito tempo, requerendo muita mão de obra, o que acaba encarecendo os custos e atrasando as negociações.
Andrew McDonald, gerente geral de bancos corporativos e institucionais da Westpac, disse que o processo digital remove o risco de fraude, erros, o que historicamente acompanha essas operações durante o processo manual em papel.
“As próximas etapas envolvem encorajar todos os envolvidos nessa indústria a adotar essa tecnologia para que possamos proteger e economizar o dinheiro para nossos clientes. Além disso, não há razão para que isso não possa ser aplicado em outras indústrias”, disse McDonald.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.