A corretora de criptomoeda, a Yunbi anunciou sua intenção de congelar a retirada de fundos em Ethereum por até 30 dias das contas suspeitas, pois a plataforma acredita que estas estejam ligadas a esquemas fraudulentos e pirâmides financeiras. Isto foi relatado pelo “The Merkle”.
De acordo com os representantes da corretora, o Ethereum é usado como um “combustível para pirâmides financeiras”. Também é alegado que a relação entre o atual salto no preço da moeda e um esquema de Ponzi, cujo nome, aliás, não foi anunciado.
Embora ainda não esteja claro se a Exchange identificou endereços específicos, enviando-os para o status de “suspeitos”, ou com que finalidade realizará uma investigação completa, ou se o congelamento será aplicável a todas as contas.
A declaração de Yunbi foi feita no contexto do rápido crescimento da taxa do Ethereum, que passou hoje a marca dos US$ 40. Muitos representantes da comunidade Ethereum acreditam que esse crescimento é devido a causas naturais, mas a declaração da exchange sugere que este crescimento possa ser devido a outras razões.
Como observa o jornal, esta não é a primeira vez que o Ethereum está associado a pirâmides financeiras. Em setembro do ano passado, o gerente da comunidade SingularDTV em seu blog mencionou o interesse alegado na segunda de maior capitalização das moedas criptográficas do escandalosamente conhecido MMM Global. Além disso, o DApp SmartPonzi vaga nos espaços abertos da rede, bem como a publicidade do esquema Ponzi usando Ethereum no Bitcointalk.
No entanto, até ao presente, nenhuma das exchanges considerou necessário recorrer a medidas como o congelamento da retirada de fundos. Também não está totalmente claro como a Yunbi planeja resolver o problema tecnicamente, levando em conta que os usuários podem facilmente mudar o endereço das bolsas para depósitos em Ethereum a qualquer momento.
Em todo caso, a declaração de Yunbi é bastante séria e merece uma investigação substancial e profunda.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.