A rede Zcash teve problemas ontem, provocando temores de um fork na blockchain.
O fundador do projeto, Zooko Wilcox foi aos fóruns do Zcash hoje cedo para detalhar o que parece ter sido um problema vinculado a uma versão mais antiga do software de criptografia anônima. O movimento ocorreu depois que o fundador da F2Pool, Wang Chun, relatou pela primeira vez o problema no Github.
Embora inicialmente tenha se suspeitado de ser um fork da blockchain – em que os nós da rede divergem em mais de um histórico de transações – os membros da equipe Zcash mais tarde identificaram um bug em uma versão mais antiga que foi abordada em uma atualização publicada em novembro como sendo a culpada da confusão. Os nós que não atualizaram “param e se recusam a seguir qualquer cadeia depois de verem o bloco desencadeante”, escreveu Wilcox.
Wilcox passou a aconselhar os usuários a atualizar a versão mais recente, a fim de evitar quaisquer problemas potenciais.
A equipe Zcash está planejando fazer uma analise mais detalhada do bug, de acordo com o membro da equipe, Sean Bowe:
“Eu farei uma análise mais detalhada da causa, se havia ou não uma fork inesperado, etc. o mais cedo possível. Acredito que não havia um fork. Com base na natureza do bug, os nós que encontram o problema devem simplesmente ser bloqueados e deixar de processar novos blocos. De fato, foi assim que descobrimos o bug em primeiro lugar.”
O bug também parece ter impactado no preço da criptomoeda anônima, de acordo com dados da Poloniex. Os preços caíram para um mínimo de US$ 33 com uma queda de cerca de 2,5% nas últimas 24 horas.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.