O ZPay, um aplicativo de pagamento para turistas estrangeiros no Irã, ganhou o prêmio do Banco Pasargad Irã pela melhor inovação em FinTech no First FinTech Festival.
ZPay, com o Z maiúsculo para Zeitoon, que é a palavra persa para a azeitona, funciona permitindo que os estrangeiros façam compras no Irã, mantendo seu dinheiro fora do país, relata o Financial Tribune.
O evento foi organizado pela afiliada Fanap do BPI e viu um grupo de 16 equipes recebendo suporte técnico para ajudar a produzir novas ideias durante o festival de três dias. As três primeiras equipes receberam prêmios em dinheiro.
Os estrangeiros são autorizados a trazer cerca de US$ 10.000 para o Irã e vários lojistas disseram que os turistas não têm dinheiro suficiente para comprar artesanato iraniano, como tapetes, devido às restrições.
No início deste mês, foi relatado que o Irã havia lançado uma Associação FinTech para alavancar desenvolvimento da indústria no país.
Vários meses antes, o Banco Central do Irã (CBI) sugeriu a ideia de que as empresas iranianas de FinTech deveriam trabalhar em conjunto com o setor financeiro. Não só isso, mas com o presidente-executivo do Tejrat Bank do Irã afirmando que inovações, como Bitcoin e blockchain terão impacto na forma como os bancos operam no país, o Irã está ansioso para adotar novas medidas.
E ainda, enquanto a capital iraniana de Teerã é o lar de um número crescente de startups locais de FinTech, o Irã ainda tem um longo caminho a percorrer antes que ele possa ser considerado um hub de FinTech.
É claro que, com cerca de 50 milhões de pessoas usando smartphones no Irã e 45 milhões de usuários de Internet no país, parece haver muito espaço para as startups florescerem no Irã com o apoio adicional de crescimento.
No entanto, de acordo com Shahab Javanmardi, diretor executivo da Fanap, os inovadores devem parar de se concentrar em serviços de pagamento e se concentrar em encontrar soluções para desafios domésticos.
No relatório do Financial Tribune, ele disse:
“Isso nos ajudaria a alcançar nosso objetivo de tornarmo-nos o centro de FinTech do Oriente Médio”.
Esse parece ser o objetivo do Irã. Tanto assim, que a CBI vem planejando a criação de um futuro robusto para o seu setor bancário ate 2021. Enquanto, em 2025, o Irã vê o país como um centro regional de serviços financeiros e bancários.
Continuaremos a observar como a FinTech evoluirá no Irã, mas as medidas estão certamente sendo feitas para melhorar os serviços que o país oferece. E como estamos num mundo globalizado, quem quer que ganhe a corrida FinTech provavelmente terá clientes e dinheiro jorrando para sua pátria a partir do mundo inteiro.
Chrys é fundadora e escritora ativa do BTCSoul. Desde que ouviu falar sobre Bitcoin e criptomoedas ela não parou mais de descobrir novidades. Atualmente ela se dedica para trazer o melhor conteúdo sobre as tecnologias disruptivas para o website.
A Exchange baseada em Hong Kong, Bexplus, anunciou seu novo programa de bônus: os primeiros 500 novos usuários a se…
Por mais que depositar no Fundo AMFEIX seja um processo simples, alguns usuários requerem detalhes adicionais sobre como realizar depósitos…
O Torneio Kingdom no bitcoincasino.io permite que você ganhe mais de 320 mBTC ou 640 entradas grátis em toda aposta…
A exchange focada em tokens futuros, ou IOUs, xFutures.io está permitindo uma oportunidade única para os usuários de alguns grupos…
Tópicos Pré venda conduzida em 2017 com bônus de 15% em US$ 27,49 por tokenVenda pública feita em outubro de…
O Polkadot tem sido um tópico constante em círculos de investimento em criptomoedas durante os últimos meses. Apesar disso estar…